O PALHAÇO TÁ SEM GRAÇA – O MUSICAL

ANO: 2025 | ONDE: Teatro Nair Bello (2025)

Até que ponto nos deixamos ser moldados pelos nossos erros e pelas expectativas e opiniões dos outros? A comédia musical O Palhaço Tá Sem Graça, com texto de Daniel Torrieri Baldi e direção de Hudson Glauber, discute justamente essa questão ao acompanhar a jornada de autoconhecimento de dois palhaços.

 

Quem dá vida aos dois protagonistas são Fafy Siqueira (Risadinha) e Fernando Vieira (Murmúrio). E no elenco ainda estão Danilo Moura, Marilice Cosenza, Marcos Lanza, Camila Coutinho, Lucas Rodrigues e Tete Prezoto. E o coro também traz Clarah Passos, Gabriella Piacentini, Giovanne Lima, Isabella Votta, Lucas Corrêa, Marjorie Veras, Pedro Lourenço e Rique Vieira.

 

Com muita poesia e música, a peça conta a história dos amigos palhaços: a Risadinha, que encara a vida com óculos de sol mesmo nos dias mais nublados e é capaz de tirar gargalhadas de todos; e o Murmúrio, que acha que nasceu para o drama, mas é uma comédia e não consegue ter a percepção disso.

 

Murmúrio carrega uma questão que nunca superou: desde pequeno, sonhou em ser cantor. Mas lá nos anos 80, tentou entrar para um famoso grupo musical infantil e não foi apenas recusado, mas humilhado. Desde então, aprendeu a rir de si mesmo antes que os outros pudessem rir dele.

 

Entre frustrações e risadas, os dois amigos se veem diante de algo inesperado: um balão que os transporta para um lugar onde medos, sonhos e segredos se misturam em um espetáculo imprevisível.

 

É um verdadeiro rito de passagem, no qual Murmúrio vai encarar de frente seu sonho de cantar. E a Risadinha está ali pra dar aquele empurrãozinho. No palco do Circo das Maravilhas, os dois vão ter que enfrentar medos, emoções, sonhos e, quem sabe, umas perucas coloridas voando pelo ar.

 

E, no final das contas, eles descobrem que a maior mágica de todas é aceitar quem são e transformar cada tropeço, cada desafio e cada gargalhada em uma chance de brilhar como nunca.

 

O autor Daniel Torrieri Baldi conta que, no musical, o circo é usado como uma metáfora para algo maior. “Quantas vezes fomos chamados de fracos, desajeitados, insuficientes? E quantas dessas palavras acabaram nos moldando, nos afastando daquilo que verdadeiramente somos? Murmúrio sabe bem como é carregar um nome que não escolheu e até o silenciou, e ele vai aprender a transformar suas frustrações em novas formas de brilhar”, revela.

 

O diretor artístico Hudson Glauber acrescenta que “O Palhaço Tá Sem Graça é uma peça para toda a família, porque as dores e alegrias que ela traz não têm idade. Crianças, jovens, adultos e avós encontrarão fragmentos de si mesmos, de suas memórias e de seus silêncios”.

 

Para contar essa história, o espetáculo mescla letras e músicas inéditas e clássicos nostálgicos dos anos 80. “Construímos este musical com uma linguagem intimista, que valoriza o talento dos atores, sua entrega emocional e a potência de suas vozes”, afirma Glauber.  “O musical vai emocionar, arrancar gargalhadas e fazer o público sair cantando: ‘É tão lindo, não precisa mudar… é tão lindo, deixa assim como está…’”, deseja Baldi.

Galeria de fotos
Ficha Técnica

Texto - Daniel Torrieri Baldi

Direção Artística - Hudson Glauber

Direção Musical, Letras e Músicas Originais e Colaboração Dramatúrgica - Thiago Gimenes

 

Elenco - Fafy Siqueira, Fernando Vieira, Danilo Moura, Marilice Cosenza, Marcos Lanza, Camila Coutinho, Lucas Rodrigues e Tete Prezoto

Coro - Clarah Passos, Gabriella Piacentini, Giovanne Lima, Isabella Votta, Lucas Corrêa, Marjorie Veras, Pedro Lourenço e Rique Vieira

 

Codireção Artística - André Luiz Odin

Coreografias - Davi Tostes

Preparação de Elenco - Inês Aranha

 

Cenografia - Kleber Montanheiro

Figurinos - Chico Spinosa

Desenho de Luz - Beto Martins

Desenho de Som - Alessandro Ayoama (Japa)

Visagismo - Claudinei Hidalgo

 

Letras do Balão Mágico - Edgard Poças

 

Arranjos e Produção Musical - Thiago Gimenes, Tiago Saul e Johnny Mantelato

Preparação Vocal - Thiago Gimenes

 

Assistência de Direção - Felipe Caiafa

Assistência de Direção Musical - Diego Baffi

Assistência de Coreografias - André Luiz Odin

Assistência de Visagismo - Cristiane Habenschuss

Assistência de Produção - Marília Machado

Estagiário - Victor Ribeiro

 

Adereços - Mônica Nassif

Perucaria - André Goes

Cabelos - Camila Santos e Viviane Negretti

Costureiras - Judite de Lima e Anna Cristina Cáfaro Driscoll

Camareiras - Judith Rosa e Syl Naves

 

Direção de Palco - Lucas Andrade

Contrarregragem - Bruno de Jesus Santos

Microfonagem - Yago Coelho e Sidnéia Pereira dos Santos

Operação de Luz - Beto Martins

Operação de Som - Sergio Bueno

Operação Técnica - Vicente Sant´Anna

 

Cenotécnica - Evas Carretero

Equipe Cenotécnica - Dino Borges Soares, Edson Rodrigues Silva, Elvis Pereira, Felipe Silva Marasatto, Fernando Henrique Marques, Jhonatan Camara Bloquensqui, Katiana Aleixo, Luciano Sampaio, Paula Giavarotto, Pedro Henrique, Rafael Boesi, Sergio Karioka e Sergio Sasso

 

Coordenação de Montagem Circense - Everton Máximo

Montagem Cênica - Gabriel Rodrigues e Joselito Bispo

Programação Técnica - Rodrigo Sawl

 

Audiodescrição - Rosa Matsushita

Intérprete de Libras - Rafael Oliveira

 

Coordenação Administrativa - Desembuxa Entretenimento

Assistência Administrativa - Renata Miranda

Assessoria Contábil - Contabilizi

Assessoria Jurídica - Maristela Bueno

 

Projeto Gráfico - Felipe Barros

Fotografia Artística - Heloísa Bortz

Assessoria de Imprensa - Pombo Correio

Gestão de Redes Sociais - Talyta Sanches

Captação e Edição de Imagens - Heitor das Neves

 

Produção Executiva - Fernanda Lorenzoni

Direção de Produção - Daniel Torrieri Baldi

 

Co-realização - Desembuxa Entretenimento

Realização - Seta Produções