Apesar de Tudo

ANO: 2023 | ONDE: Giostri Livraria Teatro (São Paulo - SP)

A dramaturgia de Apesar de Tudo foi elaborada por Wagner Molina enquanto estudava autores teatrais em busca de criar um texto para um espetáculo solo. O texto contou com as preciosas contribuições de Helio Cicero, que acompanhou todo o processo e delineou o roteiro para Molina, e de Cesar Ribeiro, cujo olhar foi fundamental para a dramaturgia final.

 

A personagem mistura pensamentos e histórias de pessoas, sem a certeza de que talvez elas sejam ele mesmo, enquanto aguarda. Com a desolação e a solidão, característica do teatro do absurdo, esse vivido homem tem como companhia suas memórias e seus conflitos, trazendo à cena histórias próprias ou inventadas – talvez não, tudo é incerteza -, adornadas pelo seu humor sinistro. Ora citando poemas ora devaneando, o homem imerge em reflexões existenciais.

 

Ator e diretor citam como referências na elaboração da dramaturgia os autores Albert Camus, Nelson Rodrigues, Jean-Paul Sartre, Friedrich Nietzsche e Samuel Beckett (este último, segundo Molina, seria o gatilho para toda a criação). O texto, poético, coloca a personagem em um lugar indefinido, em um outro plano, numa situação de enfrentamento, inclusive da morte. “Esse homem em questão está enclausurado interna, emocional e espiritualmente. Em um jogo com a plateia, ele expõe o seu estado de alma durante esse questionamento existencial”, argumenta Helio Cicero.

 

Wagner Molina comenta que o espetáculo traz um pouco de muitas coisas; que soma a vivência com a criação. “Posso dizer que esse texto reflete muito do que eu já vivenciei como protagonista ou observador atento. Essas marcas são evidenciadas ao conjugar meus poemas com inspirações provocadas pelas palavras de mestres da dramaturgia mundial, sem deixar de citar Fernando Pessoa, mestre primeiro, inspirador e companheiro de longa data”, declara. “Assim como é comum em Beckett, em Apesar de Tudo observa-se e reflete-se sobre o quase nada da vida, como se fosse um acúmulo de banalidades fúteis tão presentes nos dias atuais, do qual pouco sobra na memória dos narradores beckettianos”, comenta o ator e autor.

 

Wagner Molina conta com Bianca Malheiro, atriz que tem participação lhe dando suporte em algumas cenas, e Mariana Franzin, violoncelista que executa temas da trilha sonora ao vivo.

 

Galeria de fotos
Ficha Técnica

Texto e Atuação - Wagner Molina

Direção Geral - Helio Cicero

Colaboração Dramatúrgica - Cesar Ribeiro

 

Trilha Sonora Original - Tony Berchmans

Cenário e Figurinos - Marisa Rebollo

Iluminação - Rodrigo Sawl

 

Violoncelo - Mariana Franzin

Participação e Assistência de Direção - Bianca Malheiro

 

Operação de Luz - Igor Yabuta

Contrarregragem - Guilherme Maia

Cenotecnia - Armazém Cenográfico

Costura - Tatiana Santos, Terezinha Gonçalves e Marluce Costa

Montagem - Gabriel Rodrigues

 

Assessoria Contábil - Contabilizi – Gestão Contábil

Administração - Desembuxa Entretenimento e Dom Molina Produções

 

Assessoria de Imprensa - Eliane Verbena

Design Gráfico - Felipe Barros

Fotografia Artística - Ivan Berger

Direção e Captação de Imagens - Rod Cauhi

Edição - Beto Martins

 

Produção Executiva - Fernanda Lorenzoni

Direção de Produção - Daniel Torrieri Baldi

 

Produção - Desembuxa Entretenimento

Realização - Dom Molina Produções