Os desafios dos editais culturais

12 de agosto

Todos os anos, secretarias de cultura municipais, estaduais e federais lançam inúmeros editais. Para passar imune a crises, é ainda mais importante se preparar para buscar novas formas de financiamento, já que a captação de patrocínios por meio da iniciativa privada está bastante complicada.

 

É preciso entender alguns macetes para inscrever projetos culturais em editais, pois todos tem a mesma chance de serem contemplados. Confira as dicas que a #Desembuxa separou!


COMO FUNCIONAM?

Os editais funcionam como um concurso por meio de verba direta, com valor pré-definido, para projetos que estejam alinhados com os regulamentos propostos. Os projetos inscritos são avaliados por uma comissão julgadora e selecionados para receber a verba para sua realização.

QUAL A DIFERENÇA PARA UMA LEI DE INCENTIVO FISCAL?

Os editais já possuem uma verba prevista para os projetos vencedores, enquanto as leis de incentivo aprovam os projetos e o chancelam para buscar patrocínio na iniciativa privada. As informações não podem ser abrangentes, é necessário ter um nível de detalhamento máximo, incluindo orçamento, etapas de realização, proposta dramatúrgica e de direção, comprovação dos profissionais que compõem a ficha técnica. O projeto será julgado apto a receber o recurso com base estrita naquilo que foi apresentado.

CONCORRÊNCIA
Por conta da crise, os editais se tornaram uma importante forma de financiamento de projetos culturais. No entanto, a relação entre projetos inscritos e projetos contemplados está cada vez mais disputada. A concorrência é grande e, por isso, faz-se necessário ter atenção na hora de formatar as informações a serem enviadas para análise.

DICAS PARA INSCRIÇÃO DE PROJETOS EM EDITAIS

O projeto precisa ser apresentado de forma a encantar a comissão julgadora. Capriche na justificativa e conceituação; busque entender os principais valores do edital (originalidade, vanguardismo, acessibilidade, vulnerabilidade social etc); tenha coerência entre orçamento, ficha técnica e cronograma.

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber novidades!

    Contato

    Ficou interessado? Entre em contato conosco!
    Acessar