A Imagem em Ação

Início: 29/11/2021 - Término: 02/12/2021
Segunda a Quinta - 14h às 17h

Já pensou um workshop com uma das maiores companhias teatrais do mundo sem você precisar sair da sua casa? Sim, esse sonho é possível!

 

A Imagem em Ação é um workshop de interpretação, fruto de uma parceria entre a #Desembuxa e a companhia teatral argentina Timbre 4. O curso tem por finalidade, como o próprio nome já diz, trazer a ação em seu sentido mais puro: o ator que age sobre o outro para modificá-lo.

 

A versão online e ao vivo pela plataforma Zoom do workshop permite o uso de uma ferramenta que está fora do cotidiano teatral: a câmera. Desta forma, cria-se a possibilidade de usá-la como amplificadora do olhar. Vamos unir os mundos do teatro e do cinema ao trabalhar cenas cinematográficas a partir da abordagem teatral.

 

Aulas práticas em que serão trabalhadas cenas dos filmes “História de um casamento” (2019, Noah Baumbach) e “Dúvida” (2008, John Patrick Shanley). Os participantes estudarão as cenas a fundo, apresentarão e serão avaliados pela professora.

 

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Como pensar uma cena?

Como aprender a descobrir em um texto as chaves para a evolução do personagem?

Como aproveitar as linhas de ação que um texto oferece para alcançar a verdade intensa e profunda em cada uma das situações?

Estas e outras perguntas serão respondidas ao longo dos 04 encontros.

 

A diferença entre “agir” e “atuar” é sutil, porém enorme. Assim como entre “ser” e “mostrar”, entre representar um pensamento ou uma emoção, e realizar um verdadeiro processo de pensamento que produz uma emoção genuína, nascida no aqui e agora que a cena propõe ao ator. Esta emoção é construída a partir da comunicação com o outro, usando a palavra como ação modificadora.

 

No Timbre 4, a análise de texto é entendida como uma ferramenta fundamental. E este trabalho permite à companhia expandir o território dos personagens ao conseguir perceber o porquê estão em cena, o que os motiva e quais as estratégias que criam para atingir seu objetivo.

 

Bora mergulhar neste método?

 

JÁ CONHECE O TIMBRE 4?

 

Dirigida por Claudio Tolcachir, a companhia nasceu em 1999, criada por um grupo de atores de teatro com origens e experiências diversas. Em 2001, este grupo, que já se encontrava totalmente constituído e em funcionamento, sentiu a necessidade de criar o seu próprio espaço onde pudesse realizar pesquisas, estágios e exposições, de acordo com suas necessidades.

 

O Timbre 4 sempre foi um local de trabalho. Hoje, vinte anos depois de abrir suas portas, não só funciona como um teatro, mas também recebe estudantes ao longo da semana para cursos e workshops. Seus fundadores costumam dizer: “É uma casa. E a casa é uma escola. E a escola é um teatro…”

 

Desde o início, a empresa desenvolveu com sucesso projetos como: Tercer Cuerpo (la historia de un intento absurdo), de Claudio Tolcachir; Lisístrata – cruzada de piernas cruzadas, de Aristófanes, versão de Rodolfo Roca; La omisión de la familia Coleman, de Claudio Tolcachir; Jamón del Diablo, Cabaret, versão livre de 300 milhões, de R. Arlt; Orfeu e Eurídice, de Jean Anouilh; Chau Misterix., de Mauricio Kartún.

 

A companhia já se apresentou em diversos festivais importantes ao redor mundo, alguns deles no Brasil.

 

SOBRE MELISA HERMIDA

 

Nascida em Buenos Aires, é bacharel em Artes, formada pela Faculdade de Filosofia e Letras da UBA. Atualmente, cursa a licenciatura de Estudos Dramatúrgicos no Centro Cultural Paco Urondo, na mesma faculdade. Estudou na escola de teatro Andamio 90 e concluiu sua formação no Timbre 4, onde trabalhou como professora por mais de 10 anos. Realizou workshops de dramaturgia com Ariel Farace e Ariel Barchilón, além de workshops de atuação em Madrid, San Juan Mendoza e Buenos Aires.

 

Entre seus trabalhos como atriz, destacam-se Tercer Cuerpo (la historia de un intento absurdo), com o qual viajou a mais de 50 festivais internacionais, Lisístrata – cruzada de piernas cruzadas e Jamón del Diablo, todos de Claudio Tolcachir; Capitán, de Walter Jakob y Agustín Mendilaharzu; Cuando Éramos Chicos, de Fernando Rubio, obra que fez residência no Festival de Groningen, na Holanda; e Descenso, de Jorge Eiro e da companhia Sudado.

 

Como diretora e dramaturga, realizou Dinamo, ao lado de Tocachir e Perotti; Alizia, adaptação do romance de Lewis Carroll; El cielo por Asalto, Escala de Blancos, Me moría de un Gesto, Hamlet, no es su propio primo e La única manera (de contar esta historia es con Mandarinas), esta última em colaboração com Ana Lidejover. É também autora e diretora de várias micro obras apresentadas no espaço teatral MicroteatroBA, em Buenos Aires: La Discípula, Las Preciosas, Una de Taninos e El Chacal. Participou também do ciclo de teatro Bombón, no Centro Cultural Recoleta, com Después D (312).

 

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